Há diferença entre o exercício do poder e a autoridade |
(ESPECIAL PARA O JORNAL DOS ESPÍRITOS) |
Estudando os mecanismos de adaptação à realidade podemos perceber que existe uma tendência em ver as coisas de acordo com os nossos desejos. O domínio afetivo exerce forte influência e nossa percepção é alterada. Conseguir enxergar as coisas como realmente são torna-se muito difícil. Isso deve estar acontecendo agora, enquanto estamos escrevendo ou lendo.
Para o presidente, os defeitos de seus adversários são os piores possíveis, enquanto os de seu colaborador vice-presidente são mitigados. Se a realização do desejo é o importante para que nos favoreça somos capazes de torcer a realidade (catatimia).
Por outro lado podemos encontrar um outro mecanismo de adaptação que é a projeção. Aquilo que ele não admite encontrar no seu próprio mundo interior, pois é inadmissível, ele encontra com extrema facilidade no adversário.
Assim projetamos no outro a nossa raiva. Dessa tendência a projetar (no outro) sentimentos que não podemos reconhecer em nós mesmos é que se originam os delírios de perseguição.
concordamos com Carlos Aveline: “Criar estruturas coletivas saudáveis não é fácil”. “Como organizar uma estrutura de poder que seja coerente com a busca espiritual? O caminho espiritual envolve situações coletivas em que surge a questão do poder, da organização, dos relacionamentos inter-pessoais e das decisões em grupo. Existem pessoas que buscam o poder coercitivo, que é um mecanismo doentio, sob o ponto de vista psicológico.
A ânsia de poder neste caso não se origina da força, mas da fraqueza. Ela é expressão da incapacidade do eu individual para ficar sozinho e viver. É um esforço desesperado para conseguir força simulada quando se tem falta de força autêntica. O oposto do poder neurótico e manipulador não é a ausência de poder e de liderança, mas o poder solidário, a estrutura que se organiza para facilitar a ajuda mútua”.
Jesus constituiu um grupo de trabalho e a unidade se deu em torno do objetivo comum. Cada individualidade foi estimulada no seu potencial. Apesar de sua grandeza espiritual ele nunca se colocou superior ao grupo. |